Estilo de vida

A primeira experiência meditativa pela qual passei simplesmente aconteceu. Em 2012, sozinho em um apartamento vazio, sem energia elétrica e 
pouquíssima comida. Foram 03 meses de ascetismo e silêncio. Naquele momento eu não tinha a menor noção que estava meditando. Foi uma grande 
mudança, uma profunda ruptura na minha então situação de vida. Eu deixara uma promissora carreira para entrar no mundo espiritual. Pouco tempo depois recebi um livro do OSHO e tudo fez sentido. A meditação se apresentara dessa forma. Desde então tenho participado, como observador  e praticante de inúmeros experimentos, de grupos e escolas de meditação. Estive com monges budistas; meditamos juntos, dialogamos e trocamos experiências.Estudei mindfulness, a técnica da moda, e pude fazer cursos e uma formação internacional no método. Por diversas vezes estive com meditadores judeus eespecialistas na antigra tradição kabalista; eles também possuem técnicas próprias. Durante mais de um ano participei de rituais xamanicos que utilizam plantas e ervas para alterar o estado de consciência e facilitar o chamado 'estado meditativo'. E, desde que as conheci, tenho praticado as meditações ativas desenvolvidas pelo OSHO. Tudo isso tem sido uma verdadeira 'universidade prática de meditação' e uma belissima oportunidade para observar e verificar as experiências de diferentes pessoas em diferentes formas e para comprovar que determinado método 
pode ser poderoso para alguns e não servir para outros, mas que, inegavelmente, existe algum que promoverá um impacto positivo profundo.

 

Encontros e prática

Meditação para mim é algo 90% prático e apenas 10% teórico.

Essa menor parte diz respeito à compreensão, ao

entendimento do método que se pretende realizar. Depois de

escolhida a técnica vem a prática. Essa prática deve ser

repetida para que o experimento possa ser medido, ou, em

outras palavras, para que o meditador possa verificar se

surtem ou não efeito. E, como disse o OSHO, não existe

atalho. Palavras dele: "é uma longa jornada porque a mudança

é muito profunda; muitos hábitos, pensamentos e desejos

precisam ser abandonados". Assim venho fazendo; e, por

algum motivo, mais e mais pessoas tem se aproximado para

esse 'compartilhar'. É maravilhoso ver essa corrente de meditadores crescer. A energia fica somatizada quando realizadas práticas em grupos e, se algum membro dos grupos decidir seguir adiante, mais consciência coletiva resultará. Como disse antes, meu propósito é unicamente o de levar a mensagem adiante. E nosso encontro deve ser sempre horizontal. Diálogo e prática. Não é uma aula, não é uma palestra, não é um satsang. É mais uma reunião de amigos. O vídeo acima resume um pouco nossos encontros!!

 

  

 

 

A ciência da meditação

Confira abaixo alguns dos benefícios que a ciência moderna tem comprovado:

1: Meditação reduz o estresse


Sentindo o peso do mundo em seus ombros? A meditação é incrivelmente eficaz na redução do estresse e ansiedade. Um estudo descobriu que mindfulness e meditações do tipo zen reduzem significativamente o estresse quando praticado por um período de três meses. Outro estudo revelou que a meditação literalmente reduz a densidade do tecido cerebral associada à ansiedade e à preocupação. Se você quiser que seus níveis de estresse caiam, a meditação pode ser a resposta.

Fontes: NCBIWiley Online LibraryThe American Journal of PsychiatryScienceDirect

2: Meditação aumenta sua sensação de bem-estar
 

Quer encher sua vida com felicidade e energia? A meditação aumenta seu equilíbrio emocional e psicológico e consequentemente melhora sua sensação de bem-estar. Yoga e tai chi também tiveram bons resultados - de acordo com estudos, eles têm efeitos terapêuticos significativos e aumentam a qualidade de vida quando praticados regularmente.

Fontes: Annals of Behavioral MedicineResearchGateUS National Library of Medicine,  ResearchGateScienceDirect

3: Meditação aumenta seu senso de conexão e empatia


Sentindo-se um pouco desconectado daqueles ao seu redor? Tente a meditação da compaixão. A meditação de amor-bondade (às vezes chamada de Metta) é uma meditação baseada na compaixão que melhora as áreas do cérebro associadas ao desenvolvimento mental e à empatia. Também aumenta seu senso de conexão social. Você já deu um bom abraço? Experimente abraçar alguém depois de experimentar essa meditação!

Fontes: US National Library of MedicineUS National Library of Medicine

4: Meditação melhora o foco


Você gostaria de ter um foco super afiado em sua vida? Pesquisas mostram que a meditação melhora a cognição e aumenta sua capacidade de realizar tarefas que exigem foco. Um estudo testou uma variedade de diferentes tipos de meditação, incluindo Meditação Transcendental, Vipassana, Meditação Budista Tibetana, Meditação Sufista e Meditação Hindu, e descobriu que todos eles melhoram o foco em graus variados. Eu costumava pensar que o café era a melhor maneira de me concentrar - agora eu apenas medito.


Fontes: ResearchGateThe Journal of Alternative and Complementary Medicine

5: Meditação melhora relacionamentos

Quer fortalecer seus relacionamentos? Demonstrou-se que a meditação melhora a capacidade de se relacionar com os outros. Como? Amplia a empatia e melhora a sua capacidade de perceber sinais que indicam como os outros estão se sentindo. A meditação também aumenta sua estabilidade emocional, fazendo com que você seja menos influenciado por pessoas negativas em sua vida.

Fontes: Journal of Marital and Family TherapyJournal of Marital and Family Therapy

6: Meditação torna você mais criativo

Já sentiu que poderia ter mais inspiração? A meditação aumenta sua criatividade, de acordo com vários estudos. Não é de admirar que vários famosos como Yoko Ono, David Lynch e Marina Abramović façam da meditação uma parte importante de suas vidas.

Fontes: US National Library of MedicineFrontiers in PsychologyPlos One

7: Meditação melhora a memória


Se você quer se tornar um verdadeiro campeão de memória ou simplesmente quer lembrar o nome daquele cara que trabalha no corredor, a meditação pode ajudar. Pesquisas mostraram que a prática melhora sua capacidade de memorizar coisas e armazenar e consolidar novas informações.

Fontes: Indian Journal of Physiology and PharmacologyAssociation for Psychological Science

8: Meditação melhora sua capacidade de tomar decisões
 

Há uma razão pela qual altos executivos de nível global recorrem à meditação para ajudá-los a fazer melhor o seu trabalho. Estudos descobriram que tanto a meditação da atenção plena quanto a Meditação Transcendental ajudam você a tomar melhores decisões, melhorando o funcionamento dos centros de tomada de decisão do seu cérebro. Se você quer começar a cultivar seu executivo interno, experimente a meditação.

Fontes: US National Library of MedicineResearchGate 

9: Meditação ajuda as pessoas a superar os vícios
 

Você conhece alguém que tenha lutado ou esteja lutando para superar alguma adicção? Um dos mais belos efeitos da meditação é que ela pode ajudar as pessoas a superar vícios poderosos. Um estudo fascinante descobriu que a meditação Vipassana pode ser incrivelmente eficaz em ajudar as pessoas a superar os vícios relacionados ao álcool e às drogas, e efeitos similares foram encontrados em vários tipos de meditação.

Fonte: Addiction ResearchJournal of Addiction MedicineMindfulness and Acceptance

10: Meditação melhora a saúde cardiovascular
 

Quer obter alguns dos benefícios do exercício sentado em um só lugar? Pesquisadores descobriram que tanto a atenção plena quanto a Meditação Transcendental melhoram sua saúde cardiovascular e reduzem o risco de doença cardíaca.

Fontes: Family and Community HealthJAMA Internal Medicine

11: Meditação aumenta o sistema imunológico


Você fica doente com mais frequência do que gostaria? Acredite ou não, uma variedade de diferentes tipos de meditação, desde a atenção plena à yoga, tem demonstrado fortalecer o sistema imunológico humano e torná-lo mais resistente a vírus e infecções. Tente isso e veja o que acontece!

Fontes: Psychosomatic MedicineInternational Journal of YogaPlos One

12: Meditação ajuda você a encontrar o "flow"
 

Você já se sentiu totalmente integrado ao momento? Talvez você estivesse praticando um esporte ou fazendo algo que gosta, e o mundo à sua volta parecia simplesmente desaparecer. Isso é chamado de "flow" e é um estado raro em que a mente humana está operando em completa harmonia consigo mesma, quando você alcança um desafio perfeitamente adequado às suas habilidades. A meditação pode ajudá-lo a alcançar esse incrível estado de espírito, de acordo com uma pesquisa fascinante.

Fontes: The Zone: Use Breath, Posture and Passion to Get Into the Flow StateHow You Can Enter Mindfulness In 4 Simple StepsHistory of Happiness,

13: A meditação reduz a dor física e emocional (melhor que a morfina)
 

Talvez o benefício mais surpreendente da meditação seja a capacidade de reduzir a dor física e mental. Ela é melhor que morfina. Sim, você leu certo. Isso é uma descoberta incrivelmente científica. 

Fonte: Huffington Post research summary

Abaixo um completíssimo artigo publicado no site Live and Dare, que aponta outros 76 benefícios da meditação:

https://liveanddare.com/benefits-of-meditation/

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