
Estilo de vida
A primeira experiência meditativa pela qual passei simplesmente aconteceu. Em 2012, sozinho em um apartamento vazio, sem energia elétrica e
pouquíssima comida. Foram 03 meses de ascetismo e silêncio. Naquele momento eu não tinha a menor noção que estava meditando. Foi uma grande
mudança, uma profunda ruptura na minha então situação de vida. Eu deixara uma promissora carreira para entrar no mundo espiritual. Pouco tempo depois recebi um livro do OSHO e tudo fez sentido. A meditação se apresentara dessa forma. Desde então tenho participado, como observador e praticante de inúmeros experimentos, de grupos e escolas de meditação. Estive com monges budistas; meditamos juntos, dialogamos e trocamos experiências.Estudei mindfulness, a técnica da moda, e pude fazer cursos e uma formação internacional no método. Por diversas vezes estive com meditadores judeus eespecialistas na antigra tradição kabalista; eles também possuem técnicas próprias. Durante mais de um ano participei de rituais xamanicos que utilizam plantas e ervas para alterar o estado de consciência e facilitar o chamado 'estado meditativo'. E, desde que as conheci, tenho praticado as meditações ativas desenvolvidas pelo OSHO. Tudo isso tem sido uma verdadeira 'universidade prática de meditação' e uma belissima oportunidade para observar e verificar as experiências de diferentes pessoas em diferentes formas e para comprovar que determinado método
pode ser poderoso para alguns e não servir para outros, mas que, inegavelmente, existe algum que promoverá um impacto positivo profundo.

Encontros e prática
Meditação para mim é algo 90% prático e apenas 10% teórico.
Essa menor parte diz respeito à compreensão, ao
entendimento do método que se pretende realizar. Depois de
escolhida a técnica vem a prática. Essa prática deve ser
repetida para que o experimento possa ser medido, ou, em
outras palavras, para que o meditador possa verificar se
surtem ou não efeito. E, como disse o OSHO, não existe
atalho. Palavras dele: "é uma longa jornada porque a mudança
é muito profunda; muitos hábitos, pensamentos e desejos
precisam ser abandonados". Assim venho fazendo; e, por
algum motivo, mais e mais pessoas tem se aproximado para
esse 'compartilhar'. É maravilhoso ver essa corrente de meditadores crescer. A energia fica somatizada quando realizadas práticas em grupos e, se algum membro dos grupos decidir seguir adiante, mais consciência coletiva resultará. Como disse antes, meu propósito é unicamente o de levar a mensagem adiante. E nosso encontro deve ser sempre horizontal. Diálogo e prática. Não é uma aula, não é uma palestra, não é um satsang. É mais uma reunião de amigos. O vídeo acima resume um pouco nossos encontros!!

A ciência da meditação
Confira abaixo alguns dos benefícios que a ciência moderna tem comprovado:
1: Meditação reduz o estresse
Sentindo o peso do mundo em seus ombros? A meditação é incrivelmente eficaz na redução do estresse e ansiedade. Um estudo descobriu que mindfulness e meditações do tipo zen reduzem significativamente o estresse quando praticado por um período de três meses. Outro estudo revelou que a meditação literalmente reduz a densidade do tecido cerebral associada à ansiedade e à preocupação. Se você quiser que seus níveis de estresse caiam, a meditação pode ser a resposta.
Fontes: NCBI, Wiley Online Library, The American Journal of Psychiatry, ScienceDirect
2: Meditação aumenta sua sensação de bem-estar
Quer encher sua vida com felicidade e energia? A meditação aumenta seu equilíbrio emocional e psicológico e consequentemente melhora sua sensação de bem-estar. Yoga e tai chi também tiveram bons resultados - de acordo com estudos, eles têm efeitos terapêuticos significativos e aumentam a qualidade de vida quando praticados regularmente.
Fontes: Annals of Behavioral Medicine, ResearchGate, US National Library of Medicine, ResearchGate, ScienceDirect
3: Meditação aumenta seu senso de conexão e empatia
Sentindo-se um pouco desconectado daqueles ao seu redor? Tente a meditação da compaixão. A meditação de amor-bondade (às vezes chamada de Metta) é uma meditação baseada na compaixão que melhora as áreas do cérebro associadas ao desenvolvimento mental e à empatia. Também aumenta seu senso de conexão social. Você já deu um bom abraço? Experimente abraçar alguém depois de experimentar essa meditação!
Fontes: US National Library of Medicine, US National Library of Medicine
4: Meditação melhora o foco
Você gostaria de ter um foco super afiado em sua vida? Pesquisas mostram que a meditação melhora a cognição e aumenta sua capacidade de realizar tarefas que exigem foco. Um estudo testou uma variedade de diferentes tipos de meditação, incluindo Meditação Transcendental, Vipassana, Meditação Budista Tibetana, Meditação Sufista e Meditação Hindu, e descobriu que todos eles melhoram o foco em graus variados. Eu costumava pensar que o café era a melhor maneira de me concentrar - agora eu apenas medito.
Fontes: ResearchGate, The Journal of Alternative and Complementary Medicine
5: Meditação melhora relacionamentos
Quer fortalecer seus relacionamentos? Demonstrou-se que a meditação melhora a capacidade de se relacionar com os outros. Como? Amplia a empatia e melhora a sua capacidade de perceber sinais que indicam como os outros estão se sentindo. A meditação também aumenta sua estabilidade emocional, fazendo com que você seja menos influenciado por pessoas negativas em sua vida.
Fontes: Journal of Marital and Family Therapy, Journal of Marital and Family Therapy
6: Meditação torna você mais criativo
Já sentiu que poderia ter mais inspiração? A meditação aumenta sua criatividade, de acordo com vários estudos. Não é de admirar que vários famosos como Yoko Ono, David Lynch e Marina Abramović façam da meditação uma parte importante de suas vidas.
Fontes: US National Library of Medicine, Frontiers in Psychology, Plos One
7: Meditação melhora a memória
Se você quer se tornar um verdadeiro campeão de memória ou simplesmente quer lembrar o nome daquele cara que trabalha no corredor, a meditação pode ajudar. Pesquisas mostraram que a prática melhora sua capacidade de memorizar coisas e armazenar e consolidar novas informações.
Fontes: Indian Journal of Physiology and Pharmacology, Association for Psychological Science
8: Meditação melhora sua capacidade de tomar decisões
Há uma razão pela qual altos executivos de nível global recorrem à meditação para ajudá-los a fazer melhor o seu trabalho. Estudos descobriram que tanto a meditação da atenção plena quanto a Meditação Transcendental ajudam você a tomar melhores decisões, melhorando o funcionamento dos centros de tomada de decisão do seu cérebro. Se você quer começar a cultivar seu executivo interno, experimente a meditação.
Fontes: US National Library of Medicine, ResearchGate
9: Meditação ajuda as pessoas a superar os vícios
Você conhece alguém que tenha lutado ou esteja lutando para superar alguma adicção? Um dos mais belos efeitos da meditação é que ela pode ajudar as pessoas a superar vícios poderosos. Um estudo fascinante descobriu que a meditação Vipassana pode ser incrivelmente eficaz em ajudar as pessoas a superar os vícios relacionados ao álcool e às drogas, e efeitos similares foram encontrados em vários tipos de meditação.
Fonte: Addiction Research, Journal of Addiction Medicine, Mindfulness and Acceptance
10: Meditação melhora a saúde cardiovascular
Quer obter alguns dos benefícios do exercício sentado em um só lugar? Pesquisadores descobriram que tanto a atenção plena quanto a Meditação Transcendental melhoram sua saúde cardiovascular e reduzem o risco de doença cardíaca.
Fontes: Family and Community Health, JAMA Internal Medicine
11: Meditação aumenta o sistema imunológico
Você fica doente com mais frequência do que gostaria? Acredite ou não, uma variedade de diferentes tipos de meditação, desde a atenção plena à yoga, tem demonstrado fortalecer o sistema imunológico humano e torná-lo mais resistente a vírus e infecções. Tente isso e veja o que acontece!
Fontes: Psychosomatic Medicine, International Journal of Yoga, Plos One
12: Meditação ajuda você a encontrar o "flow"
Você já se sentiu totalmente integrado ao momento? Talvez você estivesse praticando um esporte ou fazendo algo que gosta, e o mundo à sua volta parecia simplesmente desaparecer. Isso é chamado de "flow" e é um estado raro em que a mente humana está operando em completa harmonia consigo mesma, quando você alcança um desafio perfeitamente adequado às suas habilidades. A meditação pode ajudá-lo a alcançar esse incrível estado de espírito, de acordo com uma pesquisa fascinante.
Fontes: The Zone: Use Breath, Posture and Passion to Get Into the Flow State, How You Can Enter Mindfulness In 4 Simple Steps, History of Happiness,
13: A meditação reduz a dor física e emocional (melhor que a morfina)
Talvez o benefício mais surpreendente da meditação seja a capacidade de reduzir a dor física e mental. Ela é melhor que morfina. Sim, você leu certo. Isso é uma descoberta incrivelmente científica.
Fonte: Huffington Post research summary
Abaixo um completíssimo artigo publicado no site Live and Dare, que aponta outros 76 benefícios da meditação:
https://liveanddare.com/benefits-of-meditation/
Fale com o Gabhishak e saiba mais!