terapia e meditação


As meditações são muito terapêuticas e, ao mesmo tempo, não devem ser chamadas de terapia. Parece um tanto paradoxal; um contra-senso.

Vejamos.

Nos últimos anos inúmeras pesquisas vem comprovando os benefícios da meditação. Ela tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo no tratamento de questões de natureza psicológica.

Se estamos estressados, existem técnicas que aliviam o stress. Se o problema for ansiedade, TDH, ou depressão, algumas meditações podem fazer verdadeiros milagres.

Se temos medo, sentimo-nos constantemente angustiados, ou com aquele aperto no peito que vez ou outra surge para tirar o sossego, também podemos nos valer de algum método específico.

E mais. A prática regular tem contribuído para aumentar a imunidade (ficamos menos doentes; ou não ficaremos mais doentes), melhorar o sono, fortalecer o coração e criar novas redes neurais, fazendo literalmente com que o cérebro ganhe vitalidade e inteligência.

Então, como podemos notar, o que se tem nomeado ‘meditação’, em verdade, refere-se a um conjunto de métodos ou técnicas; são exercícios holísticos para a saúde do corpo e da mente.

Esse conjunto de técnicas, conquanto não seja relacionado à terapia comumente conhecida, possui comprovados efeitos terapêuticos. É o que nos tem revelados os últimos experimentos científicos (algumas fontes ao final desse texto).

Os métodos de meditação foram criados para irmos além da mente, onde, sabe-se, reside todo o drama. As meditações não querem mergulhar no problema, revirá-los, remexê-los.

Não.

Elas querem fazer com que possamos enxergá-los de fora, reconhecê-los e, desta forma, ultrapassá-los.

Algumas perguntas comuns surgem nesse contexto:

  • estou fazendo terapia, posso praticar meditação ?

pode e deve. a meditação pode colaborar incrivelmente no processo terapêutico, seja ele convencional ou alternativo.

  • posso meditar, mesmo tomando medicamento controlado?

sim. estudos tem demonstrado que a prática contínua de meditação pode reduzir gradualmente a necessidade da medicação (converse com seu médico e seu professor de meditação para que lhe indiquem a técnica mais indicada ao seu caso).

  • idosos e crianças podem meditar?

sem nenhuma dúvida. existem métodos para ambos. com resultados comprovados e benefícios certeiros.


Gabhishak é pesquisador e praticante de meditação. tem atendido pessoas e realizado encontros no Brasil, Japão, India, Europa e Estados Unidos.


clique no link e veja um estudo atual sobre os efeitos da meditação: https://liveanddare.com/benefits-of-meditation/


0 visualização

BBiC | Rua Delfim Moreira, 12, 1º Andar, Santos/SP | +55 13 996 881 297

shak@gabhishak.com.br 

©2020 by Gabhishak

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon