Poker e Meditação. Tem a ver?

Escrito por Gabhishak

O que os jogadores profissionais de Poker têm buscado na meditação? Porque grandes campeões como Ike Haxton, Faraz Jaka e Dan Negreanu passaram a incorporar a meditação como parte fundamental do treinamento?

Vamos direta e objetivamente ao ponto.

Experimentos e estudos científicos comprovam os efeitos positivos que a prática meditativa pode promover em diversas áreas da vida (veja mais em www.gabhishak.com.br/shaksmeditation ).

Vamos ficar apenas com alguns:

- melhora a concentração, a atenção e o foco;

- dá mais clareza, aumenta a capacidade de raciocínio lógico e a tomada de decisões;

- desenvolve o cérebro, criando novas redes neurais;

- reduz a tensão, o stress e a ansiedade.

Se você é jogador de poker, ou tem interesse no assunto, pergunte-se nesse momento:

Como seria meu jogo se eu ficasse mais concentrado, focado no momento presente?

Como seria meu jogo com uma capacidade ampliada de percepção espacial, se eu pudesse notar com exatidão os mínimos detalhes das reações, comportamentos e atitudes dos meus adversários?

Como seria se eu estivesse sempre tranquilo e concentrado?

Como seria se, mesmo após longas horas de disputa, eu ainda mantivesse a mesma qualidade, sem cansaço e distrações?

Como seria se meu cérebro pudesse processar muito mais probabilidades?

Como seria se eu ficasse mais equilibrado e os resultados, especialmente os negativos, pouco me afetassem?

Todos esses benefícios estão disponíveis para aqueles que entram nesse mundo. E, é importante que se esclareça; existem muitas ‘técnicas de meditação’, centenas de formas de meditar. Não pense que você precisa ficar sentado em alguma postura dolorida ou repetindo um ‘mantra’. Essas são apenas duas das possibilidades. Tem outras. Certamente alguma vai lhe servir.

Vamos a um exemplo que talvez já tenha lhe acontecido.

Sentimentos de ansiedade muitas vezes podem ofuscar o julgamento de um jogador, não é mesmo? Isso parece meio vago, mas imagine-se durante um período de grande dificuldade na mesa. Talvez seja a primeira vez que você lucre em um grande torneio ou que você tenha perdido bastante e esteja começando a ficar ansioso para ganhar seu dinheiro de volta.

Tais situações estão produzindo fortes sentimentos de ansiedade porque sua mente está, de uma só vez, pensando nas repercussões dessa situação. As técnicas de meditação podem ajudar a acalmar a mente nesses momentos estressantes. Em um estado mental mais tranquilo, suas decisões serão certamente mais conscientes.

Pesquise, converse com profissionais que estão experimentando a meditação. Veja o que eles dizem. E, se lhe interessar realmente, procure orientação profissional e incorpore hoje mesmo em sua rotina. Você pode melhorar não apenas o jogo, mas toda sua vida!


Gabhishak é pesquisador e praticante de meditação. Trabalha atualmente com a preparação mental de atletas no Brasil, Estados Unidos e Japão.




Fontes:

www.gabhishak.com.br

www.pokernews.com

www.pokerpractice.com

56 visualizações

BBiC | Rua Delfim Moreira, 12, 1º Andar, Santos/SP | +55 13 996 881 297

shak@gabhishak.com.br 

©2020 by Gabhishak

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon