O novo atleta do Século XXI


Atleta ou treinador. Amador ou profissional. Ou mesmo se és apenas um interessado no assunto, alguém que gosta de esportes. Fique comigo até o final desse pequeno texto, que vai comentar sobre alguns exemplos práticos, relacionados às técnicas de atenção plena. Será que mindfulness é algo que realmente funciona? Vamos ver.

Peço que considere comigo duas hipóteses.

Primeira. Tênis. Durante o jogo, você erra um backhand; jogada que é sua especialidade. Logo surge aquela voz na cabeça: 'eu não devia ter errado, como isso pode ter acontecido?...e blá blá blá'. Essa voz é um pensamento e, você pode observar em si, que desse pensamento resultam outros e mais outros. Eles vão crescendo, uma narrativa vai se desenvolvendo. Quando se dá conta, já se passaram preciosos minutos e você ainda está ali, envolvido, enredado com a história que sua mente criou.

Hipótese dois. Futebol. Você sofre uma falta violenta. Com a pancada vem a dor e com ela seu sangue ferve; você sente raiva do adversário. Você fica praticamente cego e pensa: 'vou devolver a pancada, esse f.d.p. não escapa...'. E durante os próximos minutos seu interesse está em revidar a agressão. Nesse caso, um sentimento se manifestou: a raiva. Ela tomou conta de você.

Consegue visualizar essas situações? Já passou por algo parecido?

Pois bem, em ambos os casos, enquanto sua mente remói o erro no backhand ou a pancada recebida, seu foco e sua concentração estão seriamente comprometidos. A performance e a capacidade de acertar os próximos lances também estão abaladas. É um fato: tudo isso tirou você do momento presente, tirou você do jogo. Reduziram sua qualidade. Seu corpo estava ali, mas sua atenção estava em outro lugar. O corpo presente e a mente ausente. Desequilíbrio.

Situações como essas podem ocorrer diversas vezes durante a prática esportiva. E é aí que as técnicas de mindfulness ou atenção plena podem ajudar.


Quanto mais você exercita a atenção, mais alerta vai ficando. E vai aos poucos percebendo que tanto os pensamentos como os sentimentos estão de passagem. Verifique agora mesmo. Faça o teste. Você já pensou 24hs do dia na mesma coisa? Você já sentiu raiva sem parar por um dia inteiro? Obviamente que não; é impossível. Eles passam. E quanto menos você se envolver, menos poder eles terão de tirar-lhe o foco.

A atenção é a chave!

O fundamental do treinamento em mindfulness consiste na observação sem identificação, sem envolvimento, sem dar energia para o que não interessa.

E, se você está totalmente atento, alerta, perceptivo, as possibilidades de acerto são máximas. Tudo aquilo que foi treinado exaustivamente, o corpo poderá executar. Aliás, se você treinou realmente como deveria, se você se dedicou e mesmo assim seu desempenho em competição não é o mesmo que nos treinos, saiba: o problema está na mente. É ela que precisa ser verificada.

Repito. A atenção é a chave!

Neurologicamente a coisa funciona mais ou menos assim. Você treina. Executa milhares de vezes os mesmos movimentos. Existe uma memória celular no seu corpo, ou seja, ele já sabe fazer aquilo. Você não precisa pensar: 'agora eu vou chutar com o pé esquerdo, agora vou saltar...', não, você simplesmente chuta ou salta, agindo diretamente, sem pensar. A mente (composta de pensamentos), portanto, é totalmente desnecessária nesse momento.

Ao contrário, se ela entrar em cena é para atrapalhar. Porquê? O cérebro encaminha a informação para os membros através de sinapses, que são impulsos elétricos. Se esses impulsos chegarem ao destino, os movimentos serão perfeitos. Tudo aquilo que foi treinado será executado, repetido pelo corpo. Agora, se no meio do caminho, entrar um pensamento, uma emoção, um sentimento...babau! O impulso elétrico é interrompido e a qualidade do movimento se perde. Você erra!

As técnicas de atenção plena tem sido usadas no esporte para ajudar o atleta a perceber e saber lidar com todo esse conteúdo mental; a errar cada vez menos e acertar sempre mais. Elas revitalizam o cérebro, tornando-o mais criativo, vivo e, certamente, mais inteligente.

Seja bem vindo ao novo atleta do século XXI!


Gabhishak trabalhou com o Team Messi de 2012 a 2015 e com profissionais do FC Barcelona em 2015/16. Tem atendido profissionais em atividade no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa.


Conheça o treinamento em mindfulness do Shak: https://www.gabhishak.com.br/events/mindfulness-para-atletas


algumas fontes de consulta:


https://dailyburn.com/life/fitness/mindfulness-techniques-athletes/

https://believeperform.com/performance/mindfulness-improving-sports-performance-reducing-sport-anxiety/

https://www.ncaa.org/sites/default/files/2018RES_InnoGrant_USC_FinalReport_20180122.pdf

https://www.todamateria.com.br/sinapses/

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